BULA DERROTA O BENFICA POR (2-1)
O Nuno Tristão
Futebol Clube (Bula) recebeu e venceu no Estádio Ansumane Queita, as águias da capital por (2-1).Com o ‘show’ de bola
monstrado pelo Alfa Umaro Baldé e seus golos de classe, com o companheiro de equipa, Umaro Candé. Foi
aos 43 e 51 minutos do jogo, que o Benfica inaugurou o marcador por intermédio
do seu atacante Tio Paulo, aos 31 minutos, da partida que conta para a quarta
jornada da «Guines-Liga». Com este resultado a equipa nortenha ficou lider isolado,
deixando o adversário na segunda posição da tabela classificativa. Numa partida de
futebol que contou com uma boa assistência dos amantes do desporto rei no
estádio Ansumane Queita, com os ‘shows’ de bola da camisola nove da turma
nortenha Alfa Umaro Baldé, no qual Nuno Tristão Futebol Clube dominou a maior
parte da primeira metade do jogo mesmo até ao minuto 31 que as águias avançaram
no marcador era os homens da casa que dominavam aquela partida de futebol.
As águias de Bissau viajaram até ao norte do país para defrontar a turma destímida sob o comando do experiente técnico Infamara Dabó (vulgo Vandu), que fez o Benfica um mero espectador durante meia hora do jogo. Não obstante aquele domínio bulense, a equipa encarnada inaugurou o marcador aos 31 minutos por intermédio da sua camisola 8 Tio Paulo, depois de um belo passe à direita do experiente Mamadi Djassi e, o miúdo fez gosto ao pé direito violando assim as redes a guarda Abulai Tcham (vulgo Zaza).Portanto, dali o jogo tornou-se por último quarto de hora da primeira metade da partida partilhada entre as duas formações, mas foi a turma da casa que conseguiu o golo da igualdade aos 43 minutos por intermédio do seu extremo Alfa Umaro Baldé depois de uma falha defensiva dos encarnados o referido jogador deu um chapéu ao guarda-redes benfiquista Gama, ainda a bola foi ao trave e parou no fundo da malha. No entanto, o árbitro da partida Fidel Gomes mandou todo mundo para o balneário. Mas no reiniciar do jogo os bulenses aproveitaram melhor os primeiros minutos, fazem a vira volta a partir do minuto 51, isto é, nos 6 minutos do tempo complementar por intermédio de Umaro Candé, complicando deste modo a vida aos comandados do jovem técnico Dominguinho Fernandes.No final daquela partida, o experiente técnico de Bula, Infamara Dabó visivelmente satisfeito disse a imprensa que o jogo foi difícil, mais afiançou que sempre teve a certeza que a sua equipa não vencer pelo menos vai empatar aquela partida, para explicar de seguida que a sua formação joga na casa que conheceu, no qual treina durante semana.
«Preparamos a nossa
equipa, por um lado, e conhecemos a turma do Benfica, por outro. E temos a
oportunidade de assistir o jogo das águias, por isso, entendemos que temos
pedras para contrariar aqueles jogadores que o Benfica possui. Então é isso que
fizemos e vencemos por duas bolas a uma», asseverou Vandu.As águias de Bissau viajaram até ao norte do país para defrontar a turma destímida sob o comando do experiente técnico Infamara Dabó (vulgo Vandu), que fez o Benfica um mero espectador durante meia hora do jogo. Não obstante aquele domínio bulense, a equipa encarnada inaugurou o marcador aos 31 minutos por intermédio da sua camisola 8 Tio Paulo, depois de um belo passe à direita do experiente Mamadi Djassi e, o miúdo fez gosto ao pé direito violando assim as redes a guarda Abulai Tcham (vulgo Zaza).Portanto, dali o jogo tornou-se por último quarto de hora da primeira metade da partida partilhada entre as duas formações, mas foi a turma da casa que conseguiu o golo da igualdade aos 43 minutos por intermédio do seu extremo Alfa Umaro Baldé depois de uma falha defensiva dos encarnados o referido jogador deu um chapéu ao guarda-redes benfiquista Gama, ainda a bola foi ao trave e parou no fundo da malha. No entanto, o árbitro da partida Fidel Gomes mandou todo mundo para o balneário. Mas no reiniciar do jogo os bulenses aproveitaram melhor os primeiros minutos, fazem a vira volta a partir do minuto 51, isto é, nos 6 minutos do tempo complementar por intermédio de Umaro Candé, complicando deste modo a vida aos comandados do jovem técnico Dominguinho Fernandes.No final daquela partida, o experiente técnico de Bula, Infamara Dabó visivelmente satisfeito disse a imprensa que o jogo foi difícil, mais afiançou que sempre teve a certeza que a sua equipa não vencer pelo menos vai empatar aquela partida, para explicar de seguida que a sua formação joga na casa que conheceu, no qual treina durante semana.
Solicitado a pronunciar-se sobre qual é o segredo do bom arranque da sua equipa, Vandu foi taxativo, «trabalho». Para sustentar de seguida que, se as pessoas consideram a vida de treinador na Guiné-Bissau, «para mim esta é a minha profissão, por isso, trabalho com dedicação em todos os lugares que teve a oportunidade de estar, pois trabalho dia e noite, a teoria para depois pôr na prática».
Em suma, Vandu garantiu que a sua equipa de forma como está a jogar o futebol chegará tão longe, para de seguida reiterar que terá uma tarefa difícil pela frente frisando assim o jogo para a quinta jornada, no qual Bula vai deslocar à Bissau para enfrentar o FC de Mavegro. Entretanto, Vandu salientou que quem não teve a oportunidade de assistir o jogo em Bula terá essa chance de assisti-lo em Bissau.
Por se lado, o jovem técnico das águias, Dominguinho Fernandes afirmou que a sua equipa entrou bem nos primeiros cinco minutos da primeira parte do jogo, para de seguida apontar que depois dos 5 minutos da partida a sua formação passa a jogar em dois blocos, o facto que na sua visão, faz com que a equipa quebrou naquele momento. Sublinha ainda que com as chamadas de atenção aos seus jogadores, asseverou que os seus futebolistas passaram a redobrar.
«Passamos a jogar em bloco e conseguimos o nosso primeiro golo, mas no cair do pano da primeira parte sofremos um golo consentido de igualdade. Na segunda parte a equipa não soube fazer as transacções novamente, passamos a jogar em parte, mas tudo tem a ver com terreno do jogo, pois há muita areia, mesmo assim, tentamos correr atrás do prejuízo, no sentido de fazer o possível, mas tornou-se impossível, portanto, Bula venceu e esta de parabéns, agora vamos trabalhar para o próximo embate», explicou Dominguinho Fernandes.
É de salientar que o lider da guines-liga bateu futebol clube da mavegro, segunda-feira, passada por um tangencial de 3 bolas a 2.
Por: Sene Camará