quinta-feira, 14 de novembro de 2013
GUINE-BISSAU SEM EMPODERAMENTO DO ESTADO
Na Guiné-Bissau o estado desconhece o seu papel, alias, substituiu-o por um anarquismo e peculato.
Hoje a populaçao da Guiné-Bissau sente-se isolado, por que o estado recusou a dar-lhes os seus direitos politicos e sociais;devido a tamanha indice de violência que estalou no pais. Roubos, vinganças, odiose insinuaçoes à violência marca a politica de retrocesso na Guiné-Bissau.
Empoderamento ou empowerment, em inglês, significa uma ação coletiva desenvolvida pelos indivíduos quando participam de espaços privilegiados de decisões, de consciência social dos direitos sociais. Essa consciência ultrapassa a tomada de iniciativa individual de conhecimento e superação de uma realidade em que se encontra.
O empoderamento possibilita a aquisição da emancipação individual e também da consciência coletiva necessária para a superação da dependência social e dominação política. O empoderamento devolve poder e dignidade a quem desejar o estatuto de cidadania, e principalmente a liberdade de decidir e controlar seu próprio destino com responsabilidade e respeito ao outro.
Relacionado com isso, está o empoderamento social é dar poder à uma comunidade, fazer com que tudo seja mais democrático , que a população em geral tenha poder, que a comunidade tenha também mais riqueza e capacidade. O empoderamento social deve ser entendido como um processo pelo qual podem acontecer transformações nas relações sociais, culturais, econômicas e de poder.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário